CNJ promove XVI Semana Nacional da Conciliação até sexta-feira (12/11)
CNJ PROMOVE XVI SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO ATÉ SEXTA-FEIRA (12/11)
O objetivo é enfatizar para a população que soluções consensuais, além de mais rápidas, podem também ser vantajosas
09/11/2021
Atualizado há 820 dias
Com foco na busca de soluções consensuais para as execuções civis e no envolvimento da advocacia pela conciliação, acontece de 8 a 12 de novembro de 2021, a XVI Semana Nacional de Conciliação, estruturada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenada pela 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no âmbito do estadual. Nesta edição, foram pautados aproximadamente 16 mil processos em fase processual, sem contar os atendimentos pré-processuais. Ao final da Semana Nacional de Conciliação, será pulgado relatório com resumo das ações da conciliação.
A cerimônia de abertura contou com o pronunciamento do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, que destacou que a conciliação deve promover diálogo entre as partes para negociação possível.
Com o conceito “Conciliação: mais tempo para você”, esta edição pretende ressaltar que, com a autocomposição, o cidadão pode aproveitar melhor o seu tempo por meio de rapidez e eficiência na entrega da prestação jurisdicional.
Devido aos protocolos sanitários de contensão da COVID-19, as ações da 16ª Semana Nacional da Conciliação serão realizadas em formato virtual, podendo, a critério da Comarca, ser realizado em formato semipresencial (híbrido), observados os protocolos sanitários para garantir a segurança dos envolvidos que o momento ainda exige.
Realizada anualmente desde 2006, a Semana Nacional da Conciliação tem por escopo a mobilização de todo o Poder Judiciário Nacional, em suas várias esferas de atuação, conjugando esforços para a implementação da conciliação e outras ferramentas autocompositivas. A ação ressalta os aspectos positivos da resolução de conflito por meio do consenso entre as partes e a relevância da desjudicialização, ante o atendimento em etapa pré-processual.